Após os rumores, a Xiaomi confirmou hoje, 17, que o sistema operacional "HyperOS" como sucessor da MIUI, interface de usuário baseada no Android que é usada nos atuais celulares e tablets da marca.
O novo sistema operacional fará sua estreia oficial na série Xiaomi 14 e será a evolução natural da MIUI. A série está prevista para chegar ainda este ano à China, enquanto o lançamento global deve ocorrer nas primeiras semanas de 2024. O HyperOS continua sendo um projeto baseado no Android, mas será fundido a plataforma de Internet das Coisas (IoT) da Xiaomi.
O CEO da Xiaomi, Lei Jun, promete que o sistema operacional colocará as pessoas no "centro de um ecossistema”, onde os usuários podem se conectar com outras pessoas, carros e casas. A equipe de software da Xiaomi, que começou com apenas alguns engenheiros, agora possui uma força de trabalho de quase 5.000 pessoas. A base de usuários cresceu para mais de 1 bilhão de pessoas desde o primeiro lançamento da MIUI em 16 de agosto de 2010. O executivo acrescentou que o HyperOS substituirá gradualmente a MIUI em celulares e tablets mais antigos que a executam.
Os preparativos para o Xiaomi HyperOS começaram em 2014, quando o mundo da IoT começou a emergir. A empresa deu os primeiros passos em 2017 e começou então a desenvolver um novo ecossistema para dispositivos e aplicações. O objetivo é conectar “dezenas de bilhões de dispositivos” no futuro, e o primeiro passo será a série Xiaomi 14.
Devemos saber mais detalhes sobre o novo sistema operacional da Xiaomi nas próximas semanas, já que o software deve ser apresentado junto com a série Xiaomi 14, que está prevista para novembro.