Fechar uma aba acidentalmente é uma experiência muito frustrante, principalmente se a sua conexão com a Internet estiver lenta. O Google está tentando mitigar este problema, armazenando em cache a guia fechada por um curto período de tempo no Chrome.
O recurso parece funcionar de forma semelhante ao modo como o Chrome armazena em cache as páginas da Web que podem ser acessadas com os botões de avançar e voltar. Quando um usuário fecha uma guia, o Chrome armazena em cache o site por cerca de 15 segundos e, se o usuário decidir reabrir a guia dentro deste período, o Chrome extrairá os dados do cache.
Isso deve resultar em tempos de carregamento mais rápidos, pois o Chrome não recarregará completamente os dados do site da Internet; em vez disso, carregará os dados necessários do armazenamento local.
Naturalmente, isso aumentará a quantidade de cache usada pelo Chrome, então o Google terá que pensar em alguma forma de garantir que o cache do navegador não fique muito grande.
O recurso foi descoberto no código do Chromium Gerrit, por isso está praticamente em seu estágio inicial de desenvolvimento. Esperamos que seja lançado na compilação do Chrome Canary para começar os testes em breve e, esperançosamente, chegar a todos mais tarde.