Em 2014, com o lançamento do Android 5.0 Lollipop, o Google anunciou o suporte para os aplicativos com arquitetura de 64 bits. Muitos aplicativos atualmente são de 64 bits, mas o Google Chrome foi um aplicativo nativo que ficou com um design de 32 bits. Isso está mudando finalmente, com o Chrome v85 passando para 64 bits no Android 10 ou versão superior.
De acordo com as regras da Google Play Store, todos os desenvolvedores devem atualizar seus aplicativos para a versão de 64 bits em dispositivos suportados. O Chrome v85 (estável) está programado para ser lançado em agosto de 2020. No entanto, é pouco embaraçoso que o Google não tenha lançado uma versão de 64 bits do Chrome anteriormente.
A mudança para aplicativos de 64 bits no Android tem sido muito mais lenta quando comparada ao iOS. Isso se deve, em grande parte, ao ecossistema de aplicativos controlados da Apple e também à fragmentação do ecossistema Android. A mudança do Google Chrome do Android para 64 bits deve ajudar a melhorar a segurança e o desempenho geral.
Os canais atualizados Chrome Dev e o Chrome Canary já estão disponíveis para download na Google Play Store.