Não precisamos dizer que os smartphones ficaram maiores ao longo dos anos. Para uma empresa como a Corning, isso criou um problema - quanto maior a diagonal da tela, mais estresse sofrerá o vidro, principalmente quando você deixá-lo cair no chão.
Isso significa que a empresa precisa continuar melhorando sua formulação de vidro para acompanhar as mudanças no design dos celulares. Há alguns anos, a Corning apresentou o Victus, depois veio uma versão Plus em 2021 e agora é hora de um novo sucessor: o Gorilla Glass Victus 2.
O piso liso de sua casa não representa tanto risco para um smartphone moderno. Superfícies ásperas do lado de fora são outra questão, no entanto. O asfalto pode deixar uma tela bem arranhada se o vidro não for duro o suficiente, enquanto o concreto é pior ainda. Este foi o objetivo da Corning com esta geração de Gorilla Glass Victus – o concreto. É uma mistura de cimento, areia e pedras e uma dessas pedras pode realmente arruinar o seu dia se você deixar cair o smartphone.
O concreto é mais áspero que o asfalto, e a empresa usa uma lixa de grão 80 para aproximar o concreto em comparação com o grão 180 para asfalto. A mistura de materiais de tamanhos diferentes cria uma superfície irregular, de modo que um pedaço de cascalho ligeiramente saliente pode concentrar toda a força do impacto em um ponto. Pisos lisos, no entanto, espalham a força, o que realmente diminui a chance do vidro quebrar.
Usando maquinários em laboratório para realizar testes, a Corning desenvolveu o Victus 2, que pode sobreviver a quedas de 1 metro (altura do quadril) no concreto. Se você estiver andando no asfalto, o vidro pode resistir a quedas de 2 metros (altura da cabeça). A Corning acredita ter encontrado um bom equilíbrio entre desempenho contra quedas e resistência a arranhões.
Os primeiros smartphones adotando o Gorilla Glass Victus 2 devem chegar ao mercado nos próximos meses.