Pular para o conteúdo

McAfee prevê aumento de golpes de IA em 2024

Embora a inteligência artificial (IA) tenha aplicações positivas, ela representa uma ameaça crescente nas mãos dos cibercriminosos

author ,

McAfee

A McAfee alertou sobre os possíveis desafios que os consumidores poderão encontrar em 2024. À medida que os cibercriminosos aproveitam cada vez mais tecnologias avançadas, baseadas em inteligência artificial (IA), as seguintes previsões destacar as principais áreas de preocupação:

A caminho de 2024, os cibercriminosos deverão manipular as redes sociais usando poderosas ferramentas de IA. Essas ferramentas permitem a manipulação de fotos, vídeos e áudios, tornando-se minas de ouro nas redes sociais. Os cibercriminosos devem explorar identidades de celebridades e influenciadores, endossando golpes e transformando plataformas on-line em pontos de acesso para truques baseados em IA.

Outra tendência preocupante para 2024 é a mudança sombria que o cyberbullying pode tomar com a ajuda da tecnologia deepfake. Esta técnica pode ser usada para criar conteúdo falso profundamente realista, prejudicando a privacidade, a identidade e o bem-estar das vítimas. Além de espalhar boatos, cibercriminosos podem manipular imagens públicas e repassar versões manipuladas, intensificando os danos às vítimas.

É provável que 2024 também registre um aumento nas fraudes de caridade, aproveitando-se das emoções dos consumidores. Os golpistas exploram a empatia, o medo e a tristeza criando sites de caridade falsos ou páginas falsificadas para induzir os colaboradores a apoiarem causas aparentemente legítimas, principalmente relacionadas a conflitos altamente visíveis e crises humanitárias.

Embora a IA tenha aplicações positivas, ela representa uma ameaça crescente nas mãos dos cibercriminosos. O rápido desenvolvimento de malware avançado, sites maliciosos e e-mails convincentes de phishing e smishing é facilitado pela IA. Os dispositivos móveis serão cada vez mais visados à medida que a barreira de entrada para essas ameaças for diminuindo, com foco em fraudes de clonagem visual e de voz.

Os cibercriminosos são excelentes em capitalizar eventos importantes, e a excitação mundial em torno dos Jogos Olímpicos de 2024 oferece uma excelente oportunidade para fraudes. Os golpistas devem explorar o entusiasmo do consumidor visando fãs ansiosos por comprar ingressos, reservar viagens, acessar conteúdo exclusivo e ganhar brindes.

Segurança
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.