Pular para o conteúdo

Como editar documentos PDF em um celular Android

Mesmo sendo algo básico, muita gente não sabe que o Android pode editar arquivos PDF. Aqui você pode ver maneiras de editar, juntar e comprimir PDF no seu smartphone.

author ,

uma caneta, um caderno e um celular

Quando você quer editar um documento PDF e ele está no seu celular, pode pensar que a única forma de fazer isso é através do computador ou notebook, mas no entanto essa informação não é verdade há bastante tempo. Você pode fazer muitas coisas do computador através de um celular Android, uma vez que o sistema operacional está cada vez melhor e permite utilizar algumas ferramentas poderosas para o usuário editar e até criar documentos em PDF.

No entanto, muitos usuários de smartphones não conhecem essas funcionalidades e acabam por perder tempo valioso procurando um site para usar no computador ou esperando até chegar em suas casas. Se você é uma pessoa que pretende fazer muitas das funcionalidades de edição e criação de arquivos PDF em um celular Android, continue lendo este artigo.

O que é um PDF?

Um PDF é um documento mundialmente conhecido, de formato aberto, que permite a você transmitir documentos para qualquer pessoa. É um formato muito usado tanto nas empresas, no meio acadêmico e para o público em geral.

Este formato começou na conhecida Adobe, que há alguns anos se tornou aberto, proporcionando assim um vasto número de aplicativos de ferramentas para PDF. Ao longo dos anos esses aplicativos ficaram também disponíveis para celulares, permitindo a criação e visualização de arquivos em qualquer lugar, seja na viagem, no trabalho ou em casa.

Provavelmente não existe uma única pessoa que use a Internet e nunca tenha ouvido falar em um documento PDF. Por isso, se você quiser enviar um documento para uma pessoa, editar o documento torna-se muito mais fácil no celular e também de visualizá-lo.

Como editar o seu PDF no Android

Existem muitos (até demais) aplicativos para você poder editar um arquivo PDF no seu celular Android, no entanto vamos falar apenas da solução mais comum e que é mais fácil de utilizar: o Microsoft Word.

Pode abrir o Microsoft Word no seu Android, selecionar a opção de abrir arquivo, e abrir o seu documento PDF. Depois de abrir, você vai visualizar que o documento está como “modo de leitura” e para desbloquear isso basta tocar na seta e na opção Salvar uma cópia. Depois toque na caneta na parte de cima da sua tela, e já pode editar o PDF.

Poderá encontrar outros editores de PDF no Google Play, no entanto esse é o editor mais rápido e comum para você utilizar.

Outras ferramentas de PDF: juntar e comprimir

Depois de você editar o seu documento, pode salvar ele como documento .DOCX ou .PDF, mas ainda pode necessitar fazer alguns ajustes. E para isso existem sites on-line que podem ajudar você nesses ajustes necessários sem a necessidade instalar aplicativos.

Se depois de editar o seu arquivo PDF, você quiser juntar esse arquivo com outro, pode utilizar o juntar PDF, um utilitário on-line e gratuito que permite juntar vários documentos em um só.

Uma outra função muito solicitada é a função de comprimir arquivos, porque às vezes se o arquivo tiver algumas imagens grandes ele pode ser muito pesado para enviar por e-mail. Para isso, existe uma opção no site SmallPDF para comprimir arquivos, você envia o seu arquivo e o sistema reduz o tamanho do arquivo sem você perder a qualidade da informação que tem dentro dele.

Devo editar documentos PDF em celulares?

Talvez você esteja apreensivo em fazer coisas em seu celular que antes fazia em seu computador, no entanto com o avanço da tecnologia você deve se adaptar às novas tendências e fazer muitas coisas que antes fazia no computador e que agora é possível fazer com o celular. Esperamos que as informações deste artigo sejam úteis e que você possa trabalhar com documentos PDF de uma maneira mais fácil.

Aplicativos
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.