Pular para o conteúdo

Austrália anuncia que desligará redes 3G

Os reguladores insistem para que os usuários migrem para soluções mais recentes; todos os dispositivos 3G serão afetados, incluindo celulares, tablets, smartwatches, terminais de cartão e mais

author ,

mulher falando ao celular

A Autoridade Australiana de Comunicações e Mídia (ACMA, na sigla em inglês) anunciou que encerrará completamente as redes 3G. Embora a operadora Vodafone já tenha desligado a sua rede, duas outras operadoras planejam fazê-lo dentro de 3,5 meses.

Em comunicado à imprensa (em inglês), o órgão regulador australiano afirmou que as operadoras Telstra e Optus irão encerrar as suas redes móveis 3G em 2024. A Telstra se programou para desativar a sua rede 3G em 31 de agosto e a Optus, por sua vez, irá seguir o exemplo nos dias subsequentes. A ACMA lembrou aos usuários com aparelhos 3G que seus dispositivos não poderão mais enviar mensagens ou fazer ligações, inclusive para o número de emergência local 000.

Aqueles com dispositivos 4G que ainda fazem chamadas de voz em redes 3G (ou seja, telefones sem suporte VoLTE) também serão afetados. Esses usuários são aconselhados a entrar em contato com sua operadora para receber as devidas instruções. De acordo com a ACMA, a maioria dos dispositivos em risco são aparelhos 4G mais antigos adquiridos no exterior.

A Associação Australiana de Telecomunicações Móveis (AMTA, na sigla em inglês) enfatizou que todos os dispositivos 3G, e não apenas os celulares, serão afetados. Isso inclui tablets, smartwatches, terminais de cartão, alarmes médicos e outras soluções pessoais de resposta a emergências.

Os reguladores australianos insistem para que os usuários migrem para soluções mais recentes a fim de evitar interrupções de serviço. Além disso, existe um programa oficial para a reciclagem gratuita de celulares antigos que inevitavelmente terão de ser descartados quando as redes 3G forem encerradas.

Economia e Mercado
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.